Diz o velho ditado. Se Maomé não vai a montanha, a montanha vai a Maomé. E diante da crise que obrigou empreendedores a cortar custos, incluindo aluguéis, e serem mais atentos a localizar os consumidores, mais escassos nestes dias de menos dinheiro, a criatividade acabou transformando uma das maiores verdades do mercado imobiliário. O imóvel virou.. móvel.
No início foram os Food trucks que se multiplicaram pelo pais. Comida de todo tipo, veículos de todos os tamanhos e uma realidade que precisou ser aprendida na marra. Não basta uma boa ideia. É preciso de um plano de negócios. Muitos dos pioneiros sucumbiram e hoje são lembranças e histórias.
Mas a comida de caminhão despertou os empreendedores para uma tendência irreversível . Na corrida do dia a dia, onde o tempo para atividades corriqueiras é cada vez menor, bom seria ter o prestador de serviço ou o vendedor de produtos a alguns passos de onde esta seu consumidor.

E vieram Pet Shops, oficinas, lojas de roupas, pizzarias e muito mais. Tudo sobre rodas. Para evitar o desgaste da clientela que poderia saturar o negócio, a ideia e estar cada dia em um ponto diferente, atendendo clientes diferentes e suprindo a necessidade de todos.

O negócio móvel se profissionalizou e criou até franquias. Não é receita de bolo. Cada caso é um caso.  A revolução sobre rodas parece ter vindo para ficar, mas só os mais fortes, criativos, inovadores e dedicados sobreviverão.