No pais das bicicletas onde a velha 'magrela' é quase uma instuituição e uma grande aliada do meio ambiente, da boa forma e da economia de combustível, a cidade de Utrech inaugurou o maior parque de estacionamento de bicicletas do mundo. 

O complexo tem três andares e tem capacidade interna para 12.650 bicicletas, além de mais de 11.000 vagas externas.

 A construção do espaço vem dar resposta às necessidades de um país onde há oficialmente mais bicicletas que habitantes. O estacionamento de bicicletas Stationsplein, em Utrecht, está aberto 24 horas por dia e servirá para facilitar a utilização de transportes públicos, como ônibus e metro, que “sofriam” com o acumular de bicicletas perto das estações.


Com esta capacidade, a estação de Utrecht ultrapassa o estacionamento multi-nível e automático da estação de Kasai, em Tóquio, que até hoje tinha o recorde com 9.400 lugares.

O objetivo da prefeitura é que cada ciclista que precise de utilizar a estação central de Utrecht possa fazê-lo estacionando a bicicleta num local seguro e acessível. 

As instalações são subterrâneas e os ciclistas podem circular nas instalações subterrâneas e são guiados até aos lugares livres através de um sistema digital.

Fonte: Dezeen,com